Cinco filmes inspirados pelos Beatles

Os Beatles revolucionaram o mundo, de uma maneira geral, por décadas. Ainda hoje não é difícil de se encontrar crianças apaixonadas pelo quarteto de Liverpool, o que significa que uma nova geração já está sendo influenciada pelo grupo. Como não podia ser diferente, essa influência chegou até os cinemas. Com certeza você já ouviu falar de algum filme que contava a história da banda ou apenas fantasiava sobre o tema. Nossa lista de hoje traz alguns filmes que foram inspirados nos Beatles. Pegue a sua pipoca, sente na poltrona e confira:

5 – The Hours and Times (Christopher Munch, 1991)

Muito se especulou sobre o que realmente acontecera durante a viagem que John Lennon e Brian Epstein fizeram na visita a Barcelona, em 1963. Brian, empresário dos Beatles, era homossexual, e as piadas e especulações não demoraram a aparecer. O filme explora a intensa relação dos amigos durante a viagem, o que provocou muitoa polêmica ao longo dos anos.

4 – O Sargento Pepper e sua Banda (Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Michael Schultz, 1978)

O Sargento Pepper e sua Banda entrou na nossa lista apenas por ter um nome muito familiar e ser uma referência clara aos Beatles. Com direito a personagens como Sgt. Pepper, Mr. Kite, Sun King, Billy Shears e outros sucessos da banda, ele é um daqueles filmes para serem assistidos sem expectativas, ou você pode ser mais uma pessoa da grande maioria que achou o filme “simplesmente horrível”. O filme, basicamente, serve como contexto para astros pop da época, como Bee Gees e Aerosmith, apresentarem suas interpretações de canções consagradas dos Beatles. 

3 – Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand, Robert Zemeckis, 1978)

O diretor, Robert Zemeckis, usa a primeira aparição dos Beatles no Ed Sullivan como contexto para o desenvolvimento da história. O evento, 50 anos atrás, marcou o início da beatlemania e é visto como um divisor de águas para a cultura pop. A partir disso nasce uma comédia maluca sobre a aventura de seis garotas de Nova Jersey que, sem terem conseguido ingresso para a apresentação dos Beatles, fazem de tudo para estarem frente a frente com seus ídolos. 

2 – Across the Universe (Julie Taymor, 2007)

Across the Universe é um típico filme que retrata os anos 1960, com todos seus conflitos e paixões, ambientado pela extensa obra dos Beatles. Abordando assuntos como a contra-cultura, Guerra do Vietnã, psicodelia e revoluções, o filme conta a história de dois jovens e suas aventuras nos eventos ocorridos nos anos 60. Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como melhor figurino e melhor filme, e ao Grammy, como melhor trilha sonora, Across the Universe é um filme imperdível para todos os fãs de cinema e musicais.

1 – O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy, Sam Taylor Wood, 2009)

Lançado para coincidir com o 70º aniversário de John Lennon, O Garoto de Liverpool traz uma visão da adolescência e juventude de John Lennon, como os problemas na escola, a trágica morte de sua mãe, a relação com sua tia, os primeiros contatos com a música e a formação da primeira banda. O filme retrata também o histórico encontro entre John Lennon e Paul McCartney, em 1957, e a entrada de George Harrison na banda. O filme, apesar de muito biográfico, faz uso de ficção para deixar a história mais envolvente cinematograficamente. Contudo, O Garoto de Liverpool é um ótimo filme sobre uma das épocas mais interessantes de John Lennon.

Anúncios

Uma resposta para “Cinco filmes inspirados pelos Beatles

  1. Tem também aquele sobre Stuart. Backbeat? Acho que é esse o nome. Porém é bem centrado em Stuart. Astrid, John. Aquele tempo é tão atraente que bem merece um filme sério, noir, e sem censura! Eu sempre gosto de ver os filmes por causa deles. Mas até hoje nada de extraordinário aconteceu. Eu gostei de Accross the Universe. Nowhere Boy tem bons momentos. Achei os atores. embora bons, são muio diferentes fisicamente dos originais. Paul fez um comentário sobre as alterações da verdade. John nunca andou em cima de um ônibus. Mimi era uma pessoa bem mais simpática do que a Mimi do filme; Além disse John nunca bateu nele como dizem no filme. :) Mas disse ter entendido pois se trata de um filme e não de um documentário. Parece que os filmes, mesmo quando baseados em fatos reais, acabam virando ficção. Obrigada por nos fornecer a lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s