A história da canção Taxman

A canção “Taxman” (que não tem nada a ver com “taxista”, como muitos pensam) começou a ser composta quando George Harrison descobrira que estava no grupo do chamado “imposto complementar” britânico. Na época, fazer parte desse grupo significava pagar 19 shillings e 6 pence (96 pence) de 20 shillings (uma libra) em impostos. Alguns dizem que o tema da série de televisão Batman foi uma das influências para a composição. Levando em conta que a série estreiou em 12 de janeiro de 1966 e a canção só começou a ser gravada em 20 de abril daquele ano, isso é plenamente possível, principalmente pela semelhança entre o refrão de Batman e o final de Taxman.

Desde que os Beatles se tornaram conhecidos em todo o mundo, ficara praticamente impossível dar atenção às coisas simples, como prestar atenção nos valores das contas para saber se estavam altas demais. Em 1966, quando as coisas finalmente se acalmaram e a banda começou a dar atenção a isso, ficaram absolutamente assustados, e descobriram que não tinham tanto dinheiro como pensavam. Segundo George: “Na verdade estávamos perdendo a maior parte (do nosso dinheiro) em forma de impostos. Era, e ainda é, típico. Por que deveria ser assim? Estamos sendo punidos por algo que esquecemos de fazer?”. 

1

Os Beatles com Mr. Wilson

 

Segundo John afirmou depois, ele teve uma certa participação na composição da canção e ficara magoado com o fato de George ter esquecido essa contribuição na sua autobiografia, I Me Mine. Ainda segundo Lennon, George ligara para ele quando a estava escrevendo pedindo para que John soltasse alguns comentários jocosos para fazer a composição avançar, e foi o que ele fez. Nos primeiro takes de Taxman os backings do refrão eram “Anybody gotta lotta money, anybody gotta lotta money, anybody gotta lotta money?” cantado em uma velocidade muito alta (como pode ser ouvido na gravação abaixo a partir de 1:35), mas fora trocado por “Mr. Wilson, Mr. Heath” para fazer menção ao primeiro-ministro Harold Wilson e ao líder da oposição Edward Heath.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s