A curiosa carta de John Lennon para o morador de sua antiga casa

Bill Martin era um conhecido compositor escocês dos anos 1960 e 1970. Ele compôs “Puppet on a String” para Sandie Shaw, “Congratulations” para Cliff Richard e “My Boy” para Elvis Presley. 

No inicio dos anos 1970, Bill comprou Kenwood, a casa que John Lennon morou com a família por anos, durante a maior parte da segunda metade dos anos 1960. Em certo momento de 1976, Bill Martin decidiu mandar uma carta para o famoso antigo morador de sua residência, que agora morava nos Estados Unidos com sua atual esposa, Yoko Ono, e seu segundo filho, Sean. Para sua enorme surpresa, John resolveu respondê-lo, listando algumas das canções que haviam nascido em Kenwood, atual casa de Bill. Bernard, outro personagem da carta, é Bernard Brown, que trabalhou na Apple e também para Bill Martin.

1

Bill Martin

Outros detalhes curiosos da carta, além da listagem das canções, são o pós escrito e o recado para ficar de olho na piscina. Como o ano era 1976, Hunter Davies, um dos maiores especialistas em Beatles e o autor da única biografia autorizada da banda, acha que John estava se referindo à chegada do seu Green Card no P.S. Mas Bill, o destinatário, não concorda com Davies. Ele suspeita que John esteja falando da batalha pelo disco Rock’n’roll vencida contra Phil Spector, que o produzira. O faro de compositor de Bill Martin deixa sua versão ainda mais confiável. A segunda curiosidade é quando John fala “fique de olho na piscina”, referindo-se ao grande mosaico de um olho místico que John havia mandado colocar na piscina de Kenwood.

2

John Lennon ao lado do olho místico na piscina, em Kenwood, em 1967.

Caro Bill,

Um espaço para lhe agradecer o empréstimo de Bernard a mim… obrigado Bill! Soube que você está morando em uma velha amiga minha… fique de olho na piscina! George (H) manda lembranças… ele esteve em N.Y. e ele e Bernard disseram que você estava interessado em saber que canções eu escrevi aí. Foram tantas… aqui vão algumas,

I Am the Walrus

A Day In The Life

Across The Universe

Rain

We Can Work It Out… (estribilho)

Help

Etc. etc. etc. etc. etc. …

John Lennon

P.S. Ganhei a ação. (talvez B.B não saiba?)

digitalizar0002

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s