A história da canção Birthday

Birthday foi escrita no estúdio dois de Abbey Road em 18 de setembro de 1968. Paul tocou a melodia básica da canção ao piano. John diria depois que Paul estava pensando em “Happy, Happy Birthday”, um hit de 1957 nos EUA, de Tuneweavers, mas queria produzir algo compemporâneo e rock’n’roll. Além disso, em seis dias Linda Eastman faria 26 anos e Paul sabia que ela chegaria em Londres na semana seguinte, a tempo da comemoração. 

http://www.youtube.com/watch?v=lfy18ynhWNU

Paul McCartney entrou no estúdio no fim da tarde e trabalhou no acorde básico de teclado, que era baseado na introdução de “Just A Little Bit”, de Rosco Gordon, e escreveu a música antes que os companheiros chegassem. Depois, George, John e Ringo acrescentaram os acompanhamentos. Alguns dias antes, Chris Thomas, o produtor, havia dito para Paul McCartney que na noite do dia 18 daquele mês estrearia o filme The Girl Can’t Help It, transmitido pela primeira vez na televisão inglesa pela BBC2 entre as 21h05 e 22h40 na série The Hollywood Musical. No dia da estreia, um pouco antes do filme começar, eles deram uma pausa em Birthday e foram para a casa de Paul, muito perto dali, para assistir a estreia do filme estrelado por Jayne Mansfield e com músicas de Fats Domino, Gene Vincent, The Treniers, The Platters, Little Richard e Eddie Cochran.

http://www.youtube.com/watch?v=FMj_6iwl7yY

Inspirados por essa alta dose de rock dos anos 1950, os Beatles voltaram ao trabalho no estúdio dois de Abbey Road por volta das 23h00 e cada um contribuiu com alguns pequenos detalhes e partiram para a gravação. As visitantes da sessão, Yoko Ono e Pattie Boyd, foram recrutadas para os backing vocals. “Nós criamos a letra no estúdio”, conta Paul. “É uma das minhas faixas favoritas do álbum porque foi instantânea. E é boa para dançar”. Doze anos depois da composição e gravação, a opinião de John sobre a canção era exatamente a que se esperava dele: “É uma porcaria”.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s