Como John Lennon ganhou suas primeiras gaitas-de-boca

Na mesma idade que o pai, o avô e alguns tios, John começou a se interessar e explorar a gaita-de-boca aos sete ou oito anos. A epifania ocorreu quando um estudante de medicina que alugava um dos quartos de Mendips – casa em que John morava com sua tia – tirou aquele pequeno instrumento prateado do bolso e nele soprou algumas notas, o que deixou John instantaneamente fascinado. O estudante ofereceu-se para comprar uma gaita-de-boca só para ele, contanto que aprendesse a tocar uma música nessa gaita até a manhã seguinte. John aceitou e desapareceu com a gaita. Logo depois, para a surpresa do estudante, John apareceu tocando não uma, mas duas canções. 

abbey

O seu novo presente revelou que ele tinha um ouvido naturalmente musical, assim como muitos familiares maternos. Em pouco tempo ele abandonou seu primeiro instrumento barato, graduou-se para um modelo “cromático” – com uma chave deslizante para mudar a tonalidade – e comprou um manual para estudar sozinho, The Right Way to Play Chromatic Harmonica, escrito pelo capitão James Reilly. Com a ajuda desse capitão, ele aprendeu várias canções, de velhas árias inglesas como “Greenleaves” e músicas de filmes como o tema de Moulin Rouge

livro

Viajando pelo ônibus da Ribble Company até a casa de uma tia em Edimburgo, ele às vezes tocava durante quase toda a viagem de seis horas. Numa delas, o motorista ofereceu-lhe uma gaita-de-boca que fora esquecida por um passageiro, mas para pegá-la ele teria de ir até a estação rodoviária de Edimburgo no dia seguinte. John cumpriu o que dissera ao motorista e foi até a rodoviária, acompanhado pelo primo Stanley, para receber um magnífico modelo cromático Hohner de primeira classe. “Acho que foi com a mesma gaita que ele tocou em seus discos”, disse Stanley.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s