O dia em que John Lennon ficou apenas na platéia

Depois de uma semana de calorosas apresentações no Empire, de Liverpool, com o Fast Moving Anglo American Beat Show – que incluía Eddie Cochran, o dono de “Twenty Flight Rock”, a canção que fez Paul McCartney entrar na banda de John Lennon – o dono do Jacaranda (um café e clube muito disputado na cidade para apresentações noturnas), Allan Williams, procurou o organizador das apresentações e o convenceu de que Liverpool nutria uma adoração ilimitada por Gene Vincent e Eddie Cochran que poderia ser explorada ainda mais. Williams propôs a Larry Parnes, o organizador do evento, uma promoção conjunta entre ambos, que consistia em combinar astros do rock americanos com os melhores talentos que havia na região de Merseyside. 

fast moving

Larry Parnes mordeu a isca, concordando em trazer Vincent e Cochran de volta para uma segunda apresentação na cidade, enquanto Willians oferecia consagradas atrações locais como Rory Storm and the Hurricanes (a banda de Ringo Starr) e Cass and the Cassanovas. O grande espetáculo seria numa só noite, no estádio de boxe da cidade, atrás da estação ferroviária de Exchange, no dia 3 de maio de 1960. Durante as férias de Páscoa, ansiosos pela data do evento, John e Paul viajaram juntos para ficar um tempo com os parentes de Paul, Mike e Bett, e aproveitaram para deixar a banda um pouco de lado e fizeram shows intitulando-se Nerk Twins.

1

Rory Storm and the Hurricanes

Enquanto isso, Eddie Cochran e Gene Vincent haviam chegado ao oeste do país, e tocado para outra casa cheia no Hippodrome de Bristol na noite de sábado, 16 de abril. Porém, antes de voltar a Liverpool dali a três semanas, ambos decidiram fazer um breve retorno à América. A caminho do aeroporto londrino de Heathrow, logo depois do espetáculo de Bristol, o carro que alugavam perdeu o controle e se chocou contra um poste de iluminação de concreto. Cochran, Vincent e a namorada de Cochran, a compositora Sharon Sheeley, sofreram graves ferimentos múltiplos e foram levados às pressas para um hospital na cidade de Bath. Cochran morreu dois dias depois.

CochranDeathReported

Ao saber do que havia acontecido com as duas estrelas de sua promoção conjunta com Larry Parnes, Allan Williams compreensivelmente pensou que o espetáculo seria cancelado. Parnes, porém, insistiu para que ele fosse realizado em 3 de maio, conforme o planejado e que o hospitalizado Gene Vincent estaria recuperado para participar. A fim de compensar a inesperada ausência de Cochran, Parnes providenciou outros artistas do seu elenco londrino enquanto Williams convocava mais grupos locais, entre os quais Gerry and the Pacemakers, Bob Evans and His Five Shillings e os Connaughts.

poster 3

Os Beatals – como eram chamados naquela época – nem sequer tentaram entrar para o grande show, pois sabiam que, sem contar com um baterista, estavam automaticamente desqualificados. Tudo o que podiam fazer era observar da platéia enquanto Rory Storm and the Hurricanes, Cass and the Cassanovas e Gerry and the Pacemakers usavam todos os truques da cartola para impressionar Larry Parnes. Uma foto da multidão amontoada na primeira fila capturou John de pé, com o rosto meio escondido entre uma massa de garotas histéricas. De uma curta distância, ainda dá para ver o olhar dividido entre a inveja e o anseio. A partir desse dia, John decidiu correr atrás e só ver gritos histéricos de uma platéia de outro ângulo: de cima do palco.

tumblr_m7dbnkKLhE1qhnkvco1_1280

John (seta) e Stuart na platéia

Anúncios

Uma resposta para “O dia em que John Lennon ficou apenas na platéia

  1. Pingback: O dia em que John Lennon ficou apenas na platéia | BEATLES AND PAUL McCARTNEY ARE LOVE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s