A primeira participação de John Lennon como compositor em uma gravação profissional

Entre 20 e 28 de maio de 1960, Johnny Gentle – um ex-marinheiro mercante de 24 anos de idade chamado John Askew, que descobrira sua voz cantando para os colegas de tripulação e passageiros – deveria fazer uma turnê pela Escócia. Os Silver Beetles receberam a oferta de dezoito libras para cada um e aceitaram acompanhar o cantor. Como empregados, eles deveriam adotar nomes artísticos para as apresentações. Paul se tornou Paul Ramon, achando ter um clima sedutor de dançarino; George tornou-se Carl Harrison, em homenagem a Carl Perkins, o compositor de “Blue Suede Shoes”; Stuart virou Stu de Stael, em homenagem ao pintor abstrato russo Nicolas de Stael; e John, apesar de muita controvérsia, tornou-se Long John durante toda aquela temporada escocesa. 

2

Gentle só foi conhecer seus novos acompanhantes de palco quando estes desceram do trem em Alloa, uma pequena cidade à margem do rio Forth. Houve tempo apenas para meia hora de ensaio antes de subirem ao palco juntos na sede da Prefeitura, no vilarejo vizinho de Marshill. Johnny e seus cinco acompanhantes viajavam com seu equipamento numa pequena perua, dirigida por Gerry Scott. “Ficávamos tocando para ninguém em pequenas salas”, lembrou George, “até que os pubs fechavam e então meia dúzia de Teds escoceses vinham dar uma assuntada”. Enquanto Johnny Gentle, como astro, era acomodado em hotéis, os acompanhantes tinham de se virar em sombrias pensões onde a luz e o gás só funcionavam quando se colocavam moedas nos medidores. E com a magra diária que recebiam, eles só podiam comer nos mais baratos cafés.

1

Em Inverness, pela única vez, o astro e seu grupo ficaram acomodados no mesmo lugar, com direito a uma bela vista do braço de mar. Em 1960, eram raros os casos em que os cantores compunham seu próprio material. Gentle já havia composto várias canções no estilo de Buddy Holly e aproveitou o tempo no hotel para trabalhar numa balada semi-acabada chamada “I’ve Just Fallen”. John estava perto e mencionou que também “compunha um pouco”. Ele disse a Johnny que o trecho intermediário – logo após os versos da introdução – não estava funcionando, e disse que tinha um trecho avulso pronto, que Gentle poderia colocar na canção se coubesse. E coube, perfeitamente:

We know that we’ll get by

Just wait and see

Just like the song tells us

The best things in life are free

Aquele simples trecho intermediário – pelo qual não recebeu crédito nem pagamento – é, portanto, o primeiro trecho, gravado profissionalmente, de letra e música composto por John Lennon. Ironicamente, a música saiu pelo selo Parlophone, o mesmo que, em pouco tempo, começaria a lançar seus grandes sucessos.

Anúncios

Uma resposta para “A primeira participação de John Lennon como compositor em uma gravação profissional

  1. Pingback: A primeira participação de John Lennon como compositor em uma gravação profissional | BEATLES AND PAUL McCARTNEY ARE LOVE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s