A história da canção Being For Benefit Of Mr. Kite!

Em janeiro de 1967, os Beatles foram ao Knole Park, perto de Sevenoaks, em Kent, gravar um filme promocional de “Strawberry Fields Forever”. “Havia um antiquário perto do hotel onde estávamos”, conta Tony Bramwell, ex-funcionário da Apple. “John e eu fomos passear, ele viu um cartaz de circo vitoriano emoldurado e o comprou”. 

 

invasora

Os Beatles durante a gravação de “Strawberry Fields Forever”

Impresso em 1843, o cartaz orgulhosamente anunciava que o Circus Royal de Pablo Fanque apresentaria “a maior noite da temporada” em Town Meadows, Rochdale, Lancashire. A produção seria “em benefício do Sr. Kite” e apresentaria “o Sr. J. Henderson, o famoso saltador”, que “apresentaria seus extraordinários saltos de trampolim e cabriolas sobre homens e cavalos, por entre argolas, por entre jarreteiras e, por último, por entre um barril em chamas. Nessa área da profissão o Sr. H. desafia o mundo”. Dizia-se que os Srs. Kite e Henderson garantiam ao público que “a produção da noite, que levou alguns dias de preparação, seria uma das mais esplêndidas já produzidas na cidade”.

kite

John começou a pegar as palavras do cartaz, que estava no Sunroom – sala em que John passava a maior parte do seu tempo em casa; compondo, lendo, assistindo à televisão ou deitado -, e a fazer uma música. Pete Shotton lembra-se de John apertando os olhos na direção do texto enquanto fazia a melodia ao piano. Ele teve de mudar alguns fatos para encaixar na música. No cartaz, o Sr. Henderson se oferecia para desafiar o mundo, não o Sr. Kite (In this way Mr. K will challenge the world): os Henderson não tinham saído da Pablo Fanque’s Fair, Kite é que tinha saído do Well’s Circus (Late of Pablo Fanque’s Fair). Para rimar com “don’t be late”, John mudou eventos de Rochdale para Bishopsgate (The celebrated Mr. K performs his feat on Saturday at Bishopsgate, the Hendersons will dance and sing as Mr. Kite flies through the ring, don’t be late!) e para rimar com “will all be there”, ele transformou o circo em feira (The Hendersons will all be there, late of Pablo Fanque’s Fair). O cavalo original se chamava Zanthus, em vez de Henry (And, of course, Henry, the horse, dances the waltz).

john poster

Para John, Pablo, Kite e Henderson não eram nada além de nomes embaralhados em um cartaz colorido, mas os registros revelam que, 150 anos antes, eram grandes estrelas no mundo do circo. O Sr. Kite era William Kite, filho de um dono de circo, James Kite, e um artista completo. Em 1810 ele formou o Kite’s Pavilion Circus e trinta anos depois estava com o Well’s Circus. Acredita-se que tenha trabalhado no circo de Pablo Fanques de 1843 a 1845. Os Henderson eram John, que era equilibrista, adestrador, artista do trampolim e palhaço, e sua esposa Agnes, filha do dono de circo Henry Hengler. Eles viajaram por toda a Europa entre os anos de 1840 e 1850. As cabriolas que o Sr. Henderson realizava no chão duro eram cambalhotas, “jarreteiras” eram faixas seguradas entre duas pessoas, e “trampolim” era, naqueles tempos, um trampolim de madeira, não uma cama elástica. Pablo Fanque era um artista de muitos talentos que se tornou o primeiro negro dono de circo na Inglaterra. Seu verdadeiro nome era William Darby e ele nasceu em Norwich, em 1796, filho de John e Mary Darby. Passou a se chamar Pablo Fanque na década de 1830.

fanque

Pablo Fanque

Naquela época, John considerou “Being For The Benefit Of Mr. Kite!” uma música descartável, e disse a Hunter Davies: “Eu estava só seguindo meus impulsos porque precisávamos de uma música nova para Sgt. Pepper naquele momento”. Em 1980, ele mudou radicalmente de opinião sobre a música e disse a David Sheff, que o entrevistava para a Playboy: “É tão cosmicamente bonito… A canção é pura, como uma pintura, uma aquarela pura”.

 

 

Anúncios

Uma resposta para “A história da canção Being For Benefit Of Mr. Kite!

  1. Uma das minhas músicas preferidas dos Beatles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s