A história da canção Lucy in the Sky with Diamonds

Em uma tarde, no início de 1967, Julian Lennon voltou do jardim de infância com um desenho que havia feito de sua colega de classe, Lucy O’Donnell, de quatro anos. Ao ser perguntado por John sobre o que se tratava, ele disse que era “Lucy no céu com diamantes”.

lucy 4

Lucy, aos 2 anos de idade

John ficou tão impressionado com o desenho e, especialmente, o título dado por seu filho, que começou a compor “Lucy in the Sky with Diamonds”, uma das três faixas de Sgt. Pepper que supostamente falava de drogas. Logo que se apontou que as iniciais da canção formavam a sigla “LSD” parecia certo que John estava descrevendo uma viagem alucinógena. Ainda assim, ele negou isso veemente, pública e particularmente, mesmo nunca tendo evitado falar de músicas que realmente faziam referência às drogas. John sempre insistiu que a ideia surgira de um simples desenho infantil e que nada tinha a ver com drogas e alucinações.

LucybyJulian

Desenho de Lucy feito por Julian Lennon

Lucy O’Donnell vivia perto de Kenwood, residência da família Lennon, em Weybridge, e ela e Julian eram alunos da Heath House, um jardim de infância administrado por duas senhoras. “Eu me lembro de Julian na escola”, conta Lucy, que só soube aos 13 anos que havia sido imortalizada por uma canção dos Beatles. “Eu me lembro bem dele. Posso ver seu rosto claramente… Nós costumávamos sentar lado a lado naquelas carteiras bem antigas. A casa era enorme, e havia cortinas pesadas para dividir as salas. Pelo que me disseram Julian e eu éramos duas pestes”.

lucy_vodden

John afirmou que as imagens de alucinações na canção tinham sido inspiradas pelo capítulo “Lã e Água” de Através do Espelho, de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro. Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho eram dois dos livros preferidos de John quando criança. Em uma entrevista de 1965, ele afirmou que quando criança os relia uma vez por ano. Em outro momento, ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram sintomas de insanidade. “Surrealismo para mim é realidade”, ele afirmou. “A visão psicodélica é realidade para mim e sempre foi”.

Alice e o carneiro

Alice e o carneiro

Outra inspiração para a canção fora o The Goon Show, programa de rádio britânico com Spike Milligan, Harry Secombe e Peter Sellers transmitido pela BBC entre junho de 1952 e janeiro de 1960. Os roteiros, escritos principalmente por Milligan, satirizavam figuras do establishment, atacavam o conservadorismo do pós-guerra e popularizavam um humor bem nonsense. A famosa excentricidade de John devia muito aos Goons. Ele disse a Spike Milligan que “Lucy in the Sky with Diamonds” e diversas outras canções tinham sido parcialmente inspiradas em diálogos do The Goon Show. “Nós costumávamos conversar sobre “plasticine ties” no The Goon Show, que entrou furtivamente em Lucy como ‘plasticine porters with looking glass ties'”, conta Milligan, que, sendo amigo de George Martin, assistiu a algumas gravações de Sgt. Pepper. “Eu conhecia bem Lennon. Ele costumava falar muito sobre comédia. Ele era maníaco pelos Goons. Tudo mudou quando ele se casou com Yoko Ono. Tudo parou. Ele nunca mais perguntou de mim”. Quando Paul chegou a Weybridge para trabalhar na música, John só tinha o primeiro verso e o refrão. De resto, só algumas frases, versos e imagens trocadas. Paul inventou “newspaper taxis” e “cellophane flowers”, e John, “kaleidoscope eyes”.

The Goon Show

The Goon Show

Lucy O’Donnell trabalhava como professora de crianças com necessidades especiais e morreu em 2009, aos 46 anos, após uma longa batalha contra o lupus.

Anúncios

4 Respostas para “A história da canção Lucy in the Sky with Diamonds

  1. Pingback: Beatles será tema de abertura da próxima novela da Globo | beatlepedia

  2. 🌺 Lucy😍

    Uma musica com meu nome :D. Lindo significado..

  3. Josebenedito oliveira

    Linda historia linda musica e otima abertura de novela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s