O primeiro concurso de talentos de John Lennon e do Quarrymen

O teatro Empire, em Liverpool, representava a ambição máxima para qualquer artista que desejasse viver da música, inclusive para John e, vinte anos antes, para seu pai. Seguindo a inevitável invasão do skiffle e do rock’n’roll e sua invejável posição na organização dos maiores espetáculos de variedades, o Empire ficava com a missão de dar estrutura para qualquer grande artista que pretendesse montar um espetáculo em Liverpool. 

3214566566_d4570d8e6a

Alf Lennon nunca realizou o sonho de ir além dos bastidores do Empire, mas John teve a oportunidade precoce de pisar em seu consagrado palco quando o espetáculo do Carrol Levis Discoveries passou pela cidade em junho de 1957. Levis era um canadense conhecido na Grã-Bretanha como o “Senhor Descobridor de Estrelas”. Durante toda a década de 1950, ele se dedicou a viajar pelo interior promovendo concursos de talentos para todo tipo de artista, de cantores e comediantes a adestradores de periquitos e tocadores de música em serrotes.

carrolllevis

Na tarde do dia 9 de junho de 1957, o Quarrymen chegou no teatro Empire para o concurso, – sem Rod Davis que fora proibido pela mãe religiosa de tocar aos domingos -, e o que encontraram foram dezenas de grupos com a mesma vontade de serem descobertos. Depois de observar bem, decidiram que o principal concorrente deles era os Sunnysiders, um grupo de Speke, que incluía um anão no contrabaixo de baú. A apresentação deles era um tanto quanto cômica, com o anão correndo pelo palco vestido de fraque e cartola e explicando que havia perdido o caminho do Hotel Adelphi. Ao contrário do que John e sua trupe pensavam, as brincadeiras dos Sunnysiders não agradaram em nada o “Senhor Descobridor de Estrelas”, e o Quarrymen passou para as finais, na noite de quarta-feira, que seria aberto ao público e os concorrentes seriam julgados pelos aplausos da plateia.

RB-June_09

Na quarta-feira, quando o resultado se daria por meio dos aplausos da platéia, John e seus companheiros se viram contra um grupo do País de Gales que havia chegado em um ônibus repleto de amigos e familiares para animá-los e aplaudí-los. O Quarrymen tocou “Worried Man Blues”, muito bem, diga-se de passagem. Além da vantagem que já possuíam, os galeses se movimentaram no palco e chegaram até a deitar durante a apresentação, se mostrando uma banda realmente boa, enquanto o Quarrymen se manteve parado em cima do palco e “apenas” tocaram. Mesmo assim, o “palmômetro” que media os aplausos apontou um empate entre os dois grupos. Porém, numa segunda avaliação, os amigos na platéia fizeram tanto barulho que o ponteiro do “palmômetro” mal aguentou e o grupo galês foi anunciado vencedor. Fazendo assim, o “Senhor Descobridor de Estrelas” perder a grande descoberta de sua vida.

John Lennon na época do concurso de talentos

John Lennon, na época do concurso de talentos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s