Como os pais de John Lennon se conheceram

A história de John Lennon começou realmente a ser escrita no ano de 1928. Alf Lennon vagava por Sefton Park vestindo um de seus dois ternos novos, um estranho chapéu-coco e fumando um barato Wild Woodbine elegantemente preso na ponta de uma piteira. Ao lado do lago ornamental estava sentada em um banco, sozinha, uma garota com cabelos ruivos fofos e traços faciais chamativos. Quando Alf se aproximou para puxar conversa, foi recebido por risos zombeteiros que não acabavam. Ao perceber que o motivo era o seu exagerado chapéu-coco, arrancou da cabeça e mandou chapinhando para dentro do lago.

Sefton-park

Julia era charmosa e vivia recebendo elogios de todos os lados. Olhando de fora, Alf parecia ser apenas mais um a cair nos encantos de Julia. Mas a paixão pela vida e o senso de humor brincalhão de ambos estavam em sintonia. Eles compartilhavam, também, o amor pela música. Alf vivia cantarolando canções de Al Jolson, como “Sonny Boy”. Julia possuía uma voz de cantora acima da média e, diferente de Alf, tinha habilidade como instrumentista. Seu avô havia ensinado banjo (que ela ensinaria para seu futuro filho) e alguns acordes no acordeão e ukulele.

Alf nunca foi bem aceito na família de Julia. Mimi chegou a declarar: “Por que ela o escolheu nunca vou saber. Não pude acreditar que ela ficou com um marinheiro. Ele era um inútil… O tipo que devia ter uma em cada porto”. Diferente de todas as irmãs, Julia contrariava a todos e vivia tentando introduzir Alf em seu coeso círculo familiar. O resultado disso era sempre o mesmo: o pai de Julia e Mimi arrastando Alf para fora de casa. Se tivessem deixado seu par em paz, provavelmente Julia teria se cansado de Alf e encontrado outro. Mas, fiel à sua natureza, quanto mais criticada e contrariada, maior se tornava sua determinação de se agarrar à ele.

coiote

Em meio a tudo isso, o namoro de Alf e Julia serpenteou ao longo da década de 1930. Mas, como a maioria dos casais da época, só podiam se encontrar em pubs, salas de visita familiares ou bancos de praça, de modo que chegaram ao início da casa dos vinte anos sem terem experimentado nenhum tipo de intimidade física além de beijos e carícias. A família de Julia acusava Alf de ser avesso ao trabalho, no entanto, ele ficou empregado por muito mais tempo que a maioria das pessoas em Liverpool durante a terrível depressão econômica e no seu registro oficial de emprego como marujo na Junta do Comércio avalia seu trabalho e conduta pessoal com um “muito bom”.

xadrez

Alf e Julia se casaram em dezembro de 1938, quando ele estava com 26 e ela com 24, em resultado de um desafio feito por Julia para Alf em uma noite de bebedeira no pub. Nenhuma das famílias foi previamente avisada do que haviam decidido fazer. No dia 3 de dezembro, Julia saiu de casa como se fosse apenas mais um dia no trabalho e, ao meio-dia, se encontrou com Alf no cartório de Bolton Street, atrás do Hotel Adelphi. As únicas testemunhas foram o irmão de Alf, Sydney, a quem contara do plano no último minuto, e uma colega de trabalho como lanterninha de cinema de Julia. Depois de assinarem os papéis em tom de brincadeira, Sydney pagou para os recém casados alguns drinques e uma refeição de frango assado num pub do outro lado da rua chamado Big House. No fim da tarde eles foram ao cinema e assistiram a um filme com Mickey Rooney sobre orfanato e depois se separaram para passar a lua-de-mel em suas respectivas casas. Mimi nunca esqueceria o momento dilacerante em que Julia entrou em casa, jogou a certidão de casamento em cima da mesa e, com um tom de vitória, disse: “Agora está feito! Casei com ele”.

Freddie Lennon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s