A história da canção Because

A inspiração de Because veio de uma noite em John estava deitado no sofá ouvindo Yoko martelar algumas canções eruditas ao piano, – Yoko viera de uma família japonesa rica e ocidentalizada, e aprendeu piano logo na infância -, e uma dessas canções era “Sonata ao Luar”, de Beethoven. Yoko estava tocando o primeiro movimento da Sonata para piano n° 14 em dó sustenido menor quando John a interrompeu e perguntou se poderia tocar os mesmos acordes em ordem inversa. Ela o fez e, imediatamente, John sentiu que estava nascendo uma nova canção para os Beatles.

Apesar de John ter sugerido a inversão das notas, um ouvido musicalmente mais atento pode perceber uma cópia direta. O musicólogo Wilfrid Mellers, autor do livro Twilight Of The Gods: The Music Of The Beatles, qualifica como “inconfundível” a semelhança das mudanças hamônicas nos temas de John e Beethoven. A idéia de um Beatle tomar algo de Beethoven como inspiração era, no mínimo, irônica, pois na época o senso comum dizia que o rock’n’roll era o extremo oposto da música clássica e que ninguém poderia realmente apreciar o mesmo gênero. Uma das primeiras perguntas que sempre faziam aos Beatles nos EUA era “o que vocês acham de Beethoven?”. Ringo sempre tomava a frente e respondia “Eu adoro. Especialmente seus poemas”.

McCartney Starr Harrison Lennon

George Martin dobrou as vozes de John, Paul e George de modo a criar uma Harmonia em nove partes, talvez a mais íntima e doce dos Beatles. As linhas arpejadas de cravo elétrico e guitarra dão suporte aos acordes e são reforçadas pelos metais de George Martin e por uma flauta doce do Moog. O formato da letra poderia servir de base para um livro infantil, que consiste em um único verso começado pela palavra “because”. O resultado é um dos jogos de palavras mais belos e poeticamente acessíveis já escritos por John. “Because” é o primeiro exemplo de vocal principal compartilhado em Abbey Road e, mais do que qualquer outra coisa, surge como um lembrete de que, muito mais que a habilidade instrumental ou de composição dos primeiros álbuns, era a mescla absolutamente única e distinta das vozes dos Beatles o que os destavaca entre os demais grupos no início da carreira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s